Novidades!

Seguem, abaixo, as diferenças, melhorias ou implementações, que foram efetuadas para as novas versões do SPRING.


Novidades da versão Spring 5.5.0

Para essa versão do SPRING 5.5.0 foi atualizada, unificada e compatibilizada a nova biblioteca Terralib 5.2. Com essa nova tecnologia o SPRING poderá utilizar funções da biblioteca atualizada.  De modo a prover uma maior integração dos dados, foi atualizado o conversor Spring/Terraview-5.2, exportando dados de projetos de banco de dados Spring para padrões dados de projeto utilizando a última versão da biblioteca TerraLib 5.2.

No SPRING 5.5.0 foram acrescentados dois novos segmentadores:

    Os segmentadores das versões anteriores foram mantidos.


Novidades da versão Spring 5.4.x

A restauração de imagens é uma técnica de correção radiométrica cujo objetivo é corrigir as distorções inseridas pelo sensor óptico no processo de geração das imagens digitais. De forma a manter o SPRING 5.4 atualizado, a ferramenta de Restauração foi modificada para processar imagens dos sensores disponíveis no satélite CBERS-4 e LANDSAT-8.

O formato de arquivos TIFF usa deslocamentos de 32 bits e, como tal, é limitado a 4 gigabytes. Isso tem sido bastante suficiente por muitos anos. Hoje no entanto, há uma necessidade de um formato de arquivos de imagens cada vez maiores ou coleções muito grandes de imagens, quebrando assim o limite de 4 gigabyes.
Para SPRING 5.4 foi acrescentado na Importação e Exportação de Imagens Tiff o formato BigTiff. Este novo formato permite utilizar imagens maiores de 4 gigabytes. O BigTiff se assemelha muito ao formato TIFF, mas usa compensações de 64 bits. Os benefícios de se assemelhar muito com o TIFF são enormes, pois todas as propriedades são herdadas e suportadas nessa nova versão com o Bigtiff.

Com a versão 5.4 do SPRING foram atualizadas várias bibliotecas externas. Por exemplo a Libtiff, Libfreetypes, Libjpeg, Libjpeg2000, Libshapefile, Libdxf, Libz, Libqwt e Geosc. Além do Toolkit do Qt (versão 5.7) e do compilador Visual Studio 13. A biblioteca Terralib foi atualizada para versão mais recente e com isso a ferramenta OGC também está na versão mais recente. Na versão do Spring 5.4 para Linux, o gcc é o mais atual e a versão do Ubuntu é a 16.04.

Nas versões anteriores, a ferramenta Recortar Plano de Informação só permita delimitar ou mascarar uma única área para ser recortada. Na versão do SPRING 5.4, pode-se delimitar quantas áreas (polígonos) forem necessárias.

No SPRING 5.4 foi acrescentada a importação e exportação de tabelas o formato CSV (ou Comma Separed Values). Este é um formato de arquivo que armazena dados tabelados, separados por delimitador, que usa a vírgula e a quebra de linha para separar valores.
Por serem bastante simples, arquivos .csv são suportados por quase todas as planilhas eletrônicas e SGDB disponíveis no mercado.

O gerenciador de banco de dados SQLSERVER foi incorporado ao SPRING.
O funcionamento do SQLSERVER é similar ao SQLITE; dentre suas principais características, estão:
     * disponível para ambientes 32 e 64 bits;
     * disponível para sistemas Windows ou Linux;
     * não requer a instalação de um gerenciador de banco de dados para sua utilização;
     * possui o código fonte livre;
     * possui visualizador externo para acesso as tabelas dos dados.

 


    Novidades da Versão 5.2